Projeto Experimental Livre em Relações Públicas    2009
Lei Pietro - Mobilização para Doação de Medula Óssea
Orientador(es): Diego Caleffi e Marisa Soares
Aline Camargo, Carolina Faraco, Fabiana Fernandes, Fernanda Guimarães, Lisiane Silva, Luciane Aragon, Patricia Lima da Silva e Ricardo Dytz.
 

O Estudo sobre Doação Voluntária de Medula Óssea em Porto Alegre e Região Metropolitana1, realizado na Disciplina de Projeto Experimental de Pesquisa, em 2009/1, através de pesquisa qualitativa e quantitativa, verificou que o maior problema no combate a leucemia é a falta de informação.
Neste estudo, descobriu-se, também, que as pessoas confundem a doação de medula óssea com medula espinhal e acreditam que podem ficar paraplégicas; entre outros muitos mitos existentes em relação à doação.

A partir destas considerações, conclui-se que se a população fosse informada sobre o tema da doação de medula óssea, o problema da falta de doadores voluntários cadastrados reduzir-se-ia consideravelmente, aumentando-se assim, as chances de encontrar um doador compatível para os pacientes que lutam contra a leucemia, ou outras doenças que atinjam as células sanguíneas, aproximando-os da cura.

A partir desta análise, o estudo propôs formas para diminuir a falta de informação da população, levando-a ao cadastro voluntário. No presente projeto experimental livre, os mesmos pesquisadores tomaram a iniciativa de colocar em prática as ações de comunicação sugeridas no projeto anterior, visando informar e mobilizar a sociedade brasileira, principalmente a população de Porto Alegre a tornar-se doadora voluntária de medula óssea.

 
 Veja aqui o texto do projeto experimental completo
 
 
 
 Projeto Experimental Livre em Relações Públicas:
      Movida Entretenimento e a venda de formatos: um novo nicho de mercado
 Ver todas as disciplinas
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br