TV Foca
 
A cada semana, os dois editores-chefe apresentam o programa
(Foto: Ana Brambilla)

Foca é aquele animalzinho que bate palmas quando ganha sardinhas e equilibra uma grande bola no nariz. Por que virou sinônimo de iniciante na carreira de jornalismo? Não sei... Talvez porque tenha de ser amestrada, talvez porque no início somos mais amestrados, ingênuos mesmo. Chamar alguém de foca sempre foi uma forma pejorativa de lembrar a esta pessoa que ela não tem experiência, não sabe das coisas. Mas há dez anos, isso mesmo, DEZ anos, a FAMECOS mudou esta história.

Vinte equipes de alunos já passaram pela TV FOCA. A cada semestre, mais quinze estudantes, em média, fazem parte desta redação que produz atualmente um programa de reportagens especiais, com um novo tema a cada semana, para a programação que vai ao ar pela UNITV, o Canal Universitário de Porto Alegre.

Atualmente, a proposta é cobrir temas ou ângulos diferenciados sobre as pautas do dia-a-dia. Mostrar o que os canais convecionais não podem ou não querem.

Na redação os alunos primeiro são capacitados para operar cameras de externa e para a edição não linear. Conhecimentos que hoje são cada vez mais valorizados no mercado televisivo. Depois, eles se revezam nas funções de produtores, repórteres, editores e apresentadores; de uma foram tal, que ao final do estágio, já adquiriram experiência em todas as etapas da produção de notícia em televisão. Os professores orientadores do TV FOCA EXPERIÊNCIA hoje são: Cristiane FingerMarco VilallobosRoberto Tietzmann.

Mas além do conhecimento básico para enfrentar as exigências das diversas emissoras, queremos mais, queremos avançar, inovar e por isso, aqui podemos experimentar novos conteúdos e formatos.

Eis uma grande novidade desta menina que já é uma pré-adolescente (a TV FOCA, é claro): testar a famosa convergência com a web e as novas possibilidades com a tv digital.

Assim, com estes desafios, não apenas os alunos, mas nós professores também nos tornamos FOCAS: saboreamos o carinho dos alunos como sardinhas, equilibramos o ideal e a experiência da profissão, sem deixar a bola cair; e não paramos de aplaudir o sucesso deste novos profissionais.

Entre em contato com a TV FOCA e acompanhe nosso canal no YouTube.

 
 
 
 Conheça outros laboratórios da Famecos:
         CPM
         Cyberfam
         Hipertexto
         Radiofam
         RRPP Online
         TECCINE
 Apresentação do Espaço Experiência
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
 
 
CPM -   Centro de Produção Multimídia
 
Cyberfam
 
Hipertexto
 
Radiofam
 
RRPP Online
 
Teccine
 
TV   Foca
 
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br