SET UNIVERSITÁRIO    30/09/2009
O dono das respostas
Joana Weit
Júlia Preis

Na tarde desta quarta-feira, 30, os participantes da Oficina de Introdução à continuidade para cinema e televisão tiveram a chance de conhecer melhor uma função importantíssima na produção audiovisual: o continuísta. A assistente de direção e continuísta, Janaína Fischer explicou inúmeros aspectos deste trabalho que exige muita concentração e discrição, fundamental em qualquer gravação. A oficina fez parte da programação do 22º SET Universitário.

O trabalho desse profissional é pensar no encaixe das cenas, preocupar-se com o local de determinados objetos no cenário, observar detalhes de figurino e maquiagem dos atores.  “Ele está sempre com o roteiro na mão, pois as pessoas perguntam sobre ele o tempo inteiro. O continuísta é um retentor de informação, tem tudo anotado”, revela Janaína, que trabalhou nessa função em alguns filmes, como Meu Tio Matou Um Cara e Sal de Prata.
A profissional apresentou cenas de seus trabalhos e trouxe os roteiros e anotações que utilizou durante as gravações. “O continuista faz parte da equipe dos assistentes de direção, ou seja, é desejável ter conhecimento dos roteiros de TV e cinema, bem como alguma noção de posicionamento das câmeras”, pondera. Ela comenta que é imprescindível anotar uma cena e sempre conferir todos os detalhes, pois não dá para confiar só na memória. E acrescenta: “o mais importante na profissão de continuísta é ser organizado”.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br