SET UNIVERSITÁRIO    30/09/2009
Alta definição na Internet
Rodrigo Pizolotto

O professor da Famecos André Pase começou os trabalhos na oficina Vídeo em HD para a Internet com uma apresentação em datashow, que introduziu os estudantes ao tema proposto. O ministrante, em tom de brincadeira, deixou claro aos seus "filhotes": "As celebridades vão precisar assumir a sua verdadeira idade para o público".

Quando Pase exibiu uma parte da novela Caminho das Índias e, posteriormente, um show gravado em alta definição (os dois arquivos ficaram abertos), o computador do professor travou. "Isso dá uma ideia de como esses vídeos são pesados", disse. Ele explicou que inúmeros filmes em alta definição e shows gravados em blue ray já circulam na rede. A transmissão em HD exige um rigor muito maior na captação de imagens para não ocasionar problemas comerciais. Em jogos de futebol, por exemplo, pode acabar sendo divulgada uma propaganda gratuita se não houver cuidado.

Após a teoria, o ministrante forneceu uma câmera da PUCRS que grava em HD aos universitários. A tarefa era captar imagens no saguão. Feito o trabalho, Pase iniciou o árduo processo de edição. "O arquivo é imenso. O trabalho do editor é mais extenso e complicado. Um vídeo de apenas dois minutos nos deu muito trabalho", revelou.

A gravação foi hospedada no YouTube, a ferramenta escolhida para divulgação. "Passamos por dificuldades para produzir e editar. O trabalho de quem vai fazer o canal de interatividade com o público será ainda mais difícil", alertou o professor. Foi uma oficina de poucas horas. Mas os alunos puderam ter uma noção da diferença entre trabalhos em gravação normal e em HD.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br