SET UNIVERSITÁRIO    28/09/2009
Monjardim e a interatividade nas novelas
Luana Brasil
Foto: Guilherme Santos

Minutos antes de entrar no Auditório do Centro de Eventos da PUCRS, no prédio 40, Jayme Monjardim, diretor de cinema, produtor de telenovelas e seriados, concedeu uma breve coletiva à equipe de imprensa do 22°  Set Universitário da FAMECOS.

Às pressas, Monjardim respondeu questões sobre interatividade nas telenovelas. Em tempos de crescente desenvolvimento da tecnologia e da participação do público na programação e no conteúdo da TV, o diretor elabora a ideia de “como construir uma novela 100% interativa, em que se consiga fazer com que as pessoas tenham acesso durante a exibição e que possibilite ao público discutir com o autor os rumos dos personagens”.

As telenovelas são feitas para suprir as demandas ficcionais do público, diferentemente do cinema, que trata de propostas pessoais do autor, lembra Monjardim. Em razão desta característica, a interatividade tem importância cabal nesse tipo de narrativa.

Por fim, o diretor falou sobre a dificuldade de dirigir uma história tão dramática e próxima de sua própria vida, como na minissérie Maysa, que levou às telas a tempestuosa biografia de Maysa Matarazzo, mãe de Monjardim. “Não foi fácil, mas foi feito muito estudo. No final deu tudo certo.”.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br