DOUTOR HONORIS CAUSA    04/11/2009
Michel Maffesoli recebe o título de Doutor Honoris Causa
por Ricardo Araujo

O sociólogo francês, Michel Maffesoli, recebeu na manhã desta terça-feira (3) o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS.  Em cerimônia que durou pouco mais de uma hora e teve a participação do Conselho Universitário, além do Secretário da Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Fernando Schüller, Maffesoli foi agraciado com a maior distinção que uma Universidade pode conceder a um professor.

Referência nas Faculdades de Comunicação e um dos mais respeitados pensadores da atualidade, Maffesoli  é um dos fundadores da sociologia do quotidiano e responsável pela criação de conceitos que estudam a pós-modernidade, o imaginário e a popularização da ideia de tribo urbana. Professor na Universidade de Sorbonne e diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Quotidiano (CEAQ), o sociólogo é um dos autores contemporâneos mais traduzidos no Brasil, com mais de 20 livros editados. 

Na cerimônia o professor da Famecos, jornalista, sociólogo e também amigo pessoal de Maffesoli Juremir Machado da Silva discursou sobre a relevância dos estudos feitos pelo francês e homenageou-o pela gratificação recebida. Segundo Juremir, o colega é importante por, além de outros aspectos, “pensar uma sociologia do presente, do imediato”. O jornalista ainda ressaltou a importância de Maffesoli na solidificação de estudiosos brasileiros, salientando que o francês já orientou mais de 70 alunos brasileiros de doutorado e pós-doutorado na Sorbonne.

Além de um olhar singelo para o amigo, Maffesoli agradeceu os presentes com um discurso invocando conceitos estudados por ele e ressaltando a importância da gratificação. “Ele (título de Doutor Honoris Causa) é o símbolo da circulação de ideias. Lembrem que antes de cada momento forte da história precede uma circulação de ideias”, frisou. O conceito de autoridade, tantas vezes referido ao francês, foi retomado por ele em seu discurso de agradecimento: “Autoridade é aquele que faz crescer, segundo a epistemologia da palavra, em latim”, salientou o sociólogo.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a quem tenha se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.  Maffesoli se tornou um representante da cultura brasileira na França e recebe o reconhecimento ainda nas celebrações do ano da França no Brasil.

No final do dia, no centro de Eventos da PUCRS, Michel Maffesoli, realizou uma palestra abordando o tema “Auguste Comte, pensador da pós-modernidade: o Grande Ser e a cibercultura” durante a abertura do Seminário Internacional da Comunicação.

 

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br