SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO    04/11/2009
Sodré e Maffesoli falam sobre comunicação na pós-modernidade
Por Greta Paz
(sem legenda)

Os teóricos Michel Maffesoli (Sorbonne Paris V) e Muniz Sodré (UFRJ) participaram na última terça-feira, 4 de novembro, da palestra de abertura do X Seminário Internacional da Comunicação que tratou do conceito de imaginário e suas abstrações. A conversa aconteceu no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), às 19 horas, e reuniu profissionais da comunicação de vários estados brasileiros e do exterior.
 
A abertura da palestra foi feita pelo Reitor da PUCRS Prof. Dr. Ir. Joaquim Clotet e pela Diretora da Famecos prof. Dra. Mágda Rodrigues da Cunha. Ambos mostraram-se honrados pela presença dos palestrantes e pela realização da décima edição do Seminário. Quem fez a apresentação de Maffesoli e Sodré foi o coordenador do Programa de Pós-Graduação da Comunicação Social da Universidade Juremir Machado da Silva que definiu como brilhantes os dois convidados.
 
Quando Muniz Sodré começou a falar, anotações passaram a ser feitas pelo público de 600 pessoas que estava compenetrado frente a oportunidade de saber sobre a questão do imaginário ativo na cultura nacional. “Não há no Brasil ativos pesquisadores do imaginário”, lamentou o teórico. Para ele, o conceito que antes era analisado por intelectuais, hoje não é mais. Para explicar isso, remeteu-se aos cultos brasileiros, objeto de algumas de suas pesquisas.
 
Michel Maffesoli dedicou-se a apresentar o tema Auguste Comte, pensador da pós-modernidade: o Grande Ser e a cibercultura. Mostrou, durante grande parte da palestra, que é importante viver o tempo presente e abandonar o individualismo epistático. Segundo Maffesoli, a perspectiva progressista, tão presente na pós-modernidade, é algo bastante complicado e que deve ser mudada. Quanto ao conceito de imaginário, retratou que estamos resgatando o seu significado primitivo aos poucos.

 

 
 Galeria de fotos

 
 Michel Maffesoli

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br