DIPLOMA    08/04/2010
Dia do jornalista marca início de lutas pela volta do diploma
por Roberta Mello

Neste dia 7 de abril se comemorou o Dia do Jornalista. Este ano, a data marcou o início de um calendário de manifestações públicas e atividades nas Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais e no Congresso Nacional a favor da aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), que definem a volta da obrigatoriedade do diploma ao exercício da profissão.

No dia 17 de junho completa um ano a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de que a profissão de jornalista não precisa de um diploma que a regulamente. Para chamar a atenção de autoridades e da opinião pública para a data, haverá uma marcha para Brasília, apoiada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Segundo o professor Celso Augusto Schröeder, presidente do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e 1º vice-presidente da FENAJ, a decisão do STF é “obscurantista, um equívoco no reconhecimento do ensino do jornalista, que desencadeou um período paradoxal. Ao mesmo tempo em que pune os Sindicatos e a classe, desencadeia nas universidades e na sociedade uma reação a favor dos jornalistas”.

Sobre a atuação da Famecos, Schröeder diz que “foi decisiva na luta pelos direitos dos jornalistas e deve, de novo, fazer isto”. Quanto ao esquecimento do fato pelas redes hegemônicas de comunicação, foi enfático: “a opinião pública está engajada, apesar das grandes redes já terem esquecido. É preciso mobilizar utilizando as mídias alternativas. O silêncio sobre este debate é proposital”, afirmou.

O contato com líderes partidários para as indicações dos titulares e suplentes da Comissão Especial, criada para analisar as PECs na Câmara, é importante para agilizar a votação e é realizada pelos Sindicatos de Jornalistas. Segundo o professor Schröeder, “a Câmara é um local onde boa parte dos deputados é chefe de meios de comunicação, o que torna a aprovação mais difícil, mas não impossível”.

Mais informações no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br