PUBLICIDADE    07/12/2010
Os primeiros frutos do Casamento Coletivo
Laura Bestetti foi contratada pela agência Duplo M (Foto: Julia Ramos)

Um grande encontro entre estudantes de Publicidade e Propaganda e representantes de agências publicitárias, realizado na faculdade. Entrevistas de emprego relâmpagos, de apenas dois minutos, dando oportunidade aos alunos para demonstrar potencial e batalhar por uma vaga de estágio. Sim, o Casamento Coletivo, evento promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS dia 25 de novembro, já colhe seus primeiros frutos. O primeiro contrato foi assinado pelo estudante Guilherme Hoff Kerber, que inicia o 5º semestre no próximo ano, contratado pela agência Integrada.

O curioso é que Guilherme não foi apenas o primeiro estudante a “casar”, mas também o primeiro a se inscrever no Casamento Coletivo. “Primeiro vi apenas os cartazes espalhados pela faculdade, achei estranho. Só depois descobri que se tratava de entrevistas de estágio”, conta ele, que ainda hesitou um pouco antes de fazer a inscrição.

Ex-voluntário do Espaço Experiência, agência de comunicação da Famecos, conta que a correria no trabalho é outra: “o trabalho no Espaço era mais tranquilo, dava tempo para pensar. Na agência, tudo é muito corrido, às vezes tenho algo para entregar ao meio dia e não dou conta. Depois, quando volto do almoço, já tem mais trabalho esperando”, conta o novo auxiliar de Direção de Arte.

Ao contrário de Guilherme, a estudante do quarto semestre Laura Bestetti, de 21 anos, se inscreveu no Casamento no último dia. “Fui no impulso, não sabia exatamente o que dizer”, conta a integrante do Núcleo de Criação do Espaço Experiência. A inscrição, mesmo em cima da hora, valeu a Laura a vaga na agência Duplo M. “Como diria um professor meu, com um “não” nós já saímos de casa”, brinca ela, contratada para atuar na área de atendimento.

Para o publicitário e professor da Famecos Zeca Honorato, vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda e idealizador do Casamento Coletivo, os frutos positivos não são surpresa: “Logo no dia seguinte ao evento recebi um retorno incrível de todas as agências, parabenizando pela idéia e pleiteando vaga nas próximas edições”, afirma. “Os profissionais têm essa necessidade de maior contato com o meio acadêmico, então resolvemos oportunizar isso”, explica.

Honorato conta que, desde que começou a lecionar na Famecos, em 2001, sempre teve como meta ser um “elo de ligação” entre os estudantes e o mercado. A partir deste conceito, ele desenvolveu a ideia de promover um grande encontro coletivo entre academia e mercado e trouxe para o Espaço Experiência. No Espaço, os estudantes criaram a alusão ao casamento e o formato, semelhante ao quick dating americano. “Acho que o principal não são as contratações, e sim esse canal de comunicação: quanto tempo levaria para um aluno entrar em contato com cada um desses profissionais?”, questiona Zeca.

Honorato destaca ainda que a primeira meta do evento, e a mais importante, foi o contato. A segunda, uma possível visita às agências. Já a terceira, claro, as contratações. “Tenho certeza de que o Casamento ainda vai gerar muitos frutos”, afirma. “E outros Casamentos Coletivos virão, abrangendo outras áreas da Publicidade”, promete um Zeca entusiasmado.

Nesta primeira edição, estiveram na Famecos as agências AMA, Competence, Dez Comunicação, Duplo M, Escala, Integrada, GlobalComm, Paim Comunicação e São Jorge.

Os alunos e o mercado, com certeza, aguardam ansiosos 2011 chegar.

 
 LINKS RELACIONADOS:
 Hotsite do Casamento Coletivo
 O mercado publicitário dentro da Famecos
 Famecos-PUCRS promove Casamento Coletivo entre estudantes e agências de Publicidade
 Famecos-PUCRS realiza Casamento Coletivo entre alunos e agências de Publicidade
 
 Casamento Coletivo

Guilherme Hoff Kerber foi contratado pela agência Integrada
Zeca Honorato, vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda, é o idealizador do Casamento Coletivo. (Foto: Vívian Lengler)
A aluna de Publicidade e Propaganda Laura Bestetti foi contratada pela agência Duplo M no Casamento Coletivo
 
 Veja a galeria de imagens (Fotos: Felipe Dalla Valle):

 
 Assista à matéria:

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br