QR CODE    14/01/2011
Professores da Famecos-PUCRS lançam aplicativo para uso no Campus
Você pode capturar o código QR nos cartazes com um iPhone ou iPod Touch (Imagem: divulgação)

Ficou mais fácil transitar pelo campus da PUCRS. O PUCRS Mobi é um aplicativo para iPhone e iPod Touch desenvolvido por um grupo de pesquisa da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) com o objetivo de facilitar as atividades dos visitantes da universidade por meio de transmissão de informações.

“A premissa era entender o campus de uma outra maneira”, explica o professor da Famecos Eduardo Pellanda, coordenador da pesquisa. “Os dados transmitidos contextualizam o campus, principalmente para os visitantes, que terão acesso às informações básicas dos locais”.

O PUCRS Mobi, além de fornecer informações sobre os prédios da universidade, possui um sistema de mapas semelhante ao Google Maps que permite ao usuário localizar os edifícios. Um programa de Realidade Aumentada, que aponta e calcula a distância do local que o visitante deseja ir.

A leitura de informações sobre cada prédio do campus é feita através de cartazes fixados em locais de grande visibilidade que possuem o QR-Code, um código de barras bi-dimensional que ao ser lido pelo celular (precisando este estar conectado à internet) transmite dados dos edifícios, como horário de funcionamento, localização da secretaria e dos banheiros, entre outros. A leitura é feita através de uma foto tirada pela câmera do próprio iPhone ou iPod Touch.

As informações dos cartazes também podem ser transmitidas à parte do PUCRS Mobi, com a utilização de aparelhos celulares que possuam um software decodificador do QR-Code. Inicialmente, os cartazes encontram-se apenas em faculdades que oferecem cursos de Educação Continuada, mas o projeto deve abranger todo o campus.

O PUCRS Mobi foi encomendado pelo Centro de Educação Continuada da PUCRS (Educom) e desenvolvido por um grupo de pesquisa da Famecos coordenado pelo professor Eduardo Pellanda, com participação do professor André Pase e dos bolsistas Marcelo Fontoura e Ana Cecília Nunes. O aplicativo pode ser adquirido gratuitamente na loja AppleStore.

Para maiores informações sobre o PUCRS Mobi, acesse:  http://www.pucrs.br/famecos/mobi/

Siga o passo a passo para obter informações sobre a PUCRS do seu celular através dos cartazes com QR-Code:
1) Acione o leitor de QR-Code do seu celular.
2) Conectado à internet, direcione a câmera do celular e capture uma foto do cartaz.
3) Você será automaticamente direcionado ao site que lhe trará as informações.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br