PALESTRA    11/11/2011
Classe C é a que mais consome no Brasil
por Júlia Lewgoy
Almeida e Aline trabalham na Rádio Farroupilha (Foto: Júlia Lewgoy)

No painel "C: A nova classe média", realizado na quinta-feira, 10, na Arena da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, o executivo de contas da Rádio Farroupilha Alexandre Almeida afirmou que a classe C, hoje maioria no Brasil, também é a que mais consome no país. Ao lado da colega Aline Consentins, analista de planejamento das rádios Cidade e Farroupilha, o palestrante mostrou que, desde 2002, a nova classe média cresceu três vezes mais do que a população brasileira, em porcentagem.

A classe C hoje é formada pelas famílias com renda mensal de três a dez salários mínimos. Atualmente, consome 31% do que é produzido no Brasil. Para Almeida, é preciso aprender a dialogar com esse consumidor emergente. “Na rádio em que trabalho, os comunicadores falam meu amigo, minha amiga. O ouvinte entende quem está do lado dele”. No painel, os palestrantes reforçaram que a comunicação com a classe C precisa ser direta e simples, e deve abusar da repetição. “Não é o tipo de comunicação que ganha prêmio”, destacou Aline.

A palestra "C: a nova classe média” foi organizada pelas alunas de RRPP da Famecos Luísa Gobbo, Gabriela Frizzo, Gabriele Boccardi, Luiza Leal Vargas e Monique Davila Cardoso. Elas cursam a disciplina de Planejamento e Produção de Eventos, que estimula a organização de um minievento como atividade curricular. “Esse é um assunto que está em alta e que queríamos trazer à faculdade”, destacou Monique.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br