EVENTO    16/11/2011
No retorno à Famecos, Fachel ressalta importância da vida acadêmica
Por Marcos Westermann
Ex-famequiano, Flávio Fachel conversa com alunos. (Foto: Priscila Leal)

Ex-aluno da Faculdade de Comunição Social (Famecos), da PUCRS, o correspondente internacional da Rede Globo em Nova Iorque, Flávio Fachel, voltou ao lugar onde se formou, há 18 anos. Durante a manhã desta quarta-feira, cerca de 300 alunos foram ao auditório do prédio 40 ouvir histórias e conselhos do repórter que lançou, na Feira do Livro de Porto Alegre, a obra independente Dicas de #telejornalismo, e algumas de suas experiências profissionais, especialmente as ligadas ao jornalismo na TV.

“Eu e mais alguns colegas gostávamos de fazer vídeo. Começamos com videoclipes, e não era para ganhar dinheiro, nem para ficarmos famosos. Só pensávamos no nosso divertimento”, enfatizou, ao lembrar do formato inovador desses clipes. “O Ecos da Fama (nome do programa) era diferente de tudo. Experimentem! É a hora de fazer isso”, sugeriu.

As seguidas sugestões dadas por Fachel em seu Twitter trouxeram um significativo resultado. O livro Dicas de #telejornalismo, lançado em agosto de 2011, teve mais de 1.500 exemplares vendidos apenas no primeiro mês. Nas duas semanas da 57º Feira do Livro, em Porto Alegre, também teve ótima saída. “Eu escrevia aquelas dicas e certa vez uma seguidora deu a ideia de colocar tudo no papel. Gostei e resolvi fazer tudo independente, sem editora, nem distribuidora”, explicou. Como ele mesmo adiantou, seu lado autor já está sendo colocado em prática de novo. Em 2012, deve ser lançado o livro Como ser um Repórter Diferente.

Morando nos Estados Unidos e ocupando um cargo que muitos jornalistas gostariam de exercer, Fachel demorou para encontrar a profissão que queria seguir. Ele cursou quatro anos de engenharia civíl, desistiu e escolheu o caminho da Publicidade. Enquanto cursava PP e, simultaneamente, servia ao Exército, foi obrigado a se transferir para Manaus. Foi nesse momento que o destino apresentou a Fachel um novo caminho profissional.  “Não tinha publicidade na faculdade. Acabei optando pelo jornalismo. Antes de concluir o curso, precisei voltar para o Rio Grande do Sul. E insisti para me formar na Famecos porque era - e ainda é - a melhor do Brasil”, recordou. 

Ao observar a atitude de alguns colegas de aula e, depois, notar a posição em que se encontram, Flávio Fachel fez uma das descobertas mais importantes de sua carreira. “Um professor nosso fazia a chamada no início da aula e grande parte da turma saía da sala. Era fácil de passar e ninguém prestava atenção. Hoje, os que ficavam em aula são os mesmos com muito espaço no mercado de trabalho. Levem isso a sério”. 

 
 Assista à matéria em vídeo:

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br