BATE-PAPO    17/11/2011
Jornalista da Rádio Gaúcha divide experiências com alunos
por Marcos Westermann
Zé Alberto conversa com os alunos do primeiro semestre (Foto: Marcos Westermann)

Repórter esportivo da Rádio Gaúcha, José Alberto Andrade veio à Famecos, na manhã desta quinta-feira, 17, conversar com os alunos da disciplina de Laboratório de Jornalismo, do primeiro semestre. Formado há 26 anos, contou experiências de sua carreira dentro da RBS.

“Tive a sorte de trabalhar em tudo dentro da editoria de esportes. Comecei como rádio-escuta, fui para produção, edição, até chegar na reportagem”, lembrou Zé Alberto. Além disso, explicou como começou sua paixão pelo jornalismo e, mais especificamente, pelo rádio. “Eu sempre gostei de ler publicações mais factuais. Meu pai era engenheiro e até esse tipo de revista eu lia. O rádio também foi por causa dele. Eu ouvia com ele e queria fazer parte daquilo”.

Com carreira consolidada e reconhecimento entre os repórteres do esporte gaúcho, Zé Alberto deixou aos alunos uma lição que, para ele, precisa ser seguida por todos: “Leiam, informem-se. Nada pior, para um jornalista, do que ser taxado de desinformado”. E Zé Alberto fala com propriedade. Entre tantas histórias relatadas aos estudantes, o jornalista contou que, certa vez, precisou apresentar um programa em que entrevistaria uma japonesa que cantava Bossa Nova. Ele foi avisado que ela falava português. No entanto, isso não se confirmou. “Foi horrível. O tempo não passava e eu sabia que a culpa era minha por não ter pesquisado nada a respeito da cantora. No fim, conversei quase todo o tempo com o produtor dela”, lembrou.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br