DESAFIO SEBRAE    24/03/2012
Outras formas de fazer Jornalismo
por Marcos Westermann
No centro, Felipe Martini, durante uma das atividades (Foto: Arquivo Pessoal)

“Esse evento em uma palavra? Crescimento”. Dessa forma, o estudante do sexto semestre de Jornalismo Felipe Martini recorda a experiência de fazer parte do Desafio Sebrae para estudantes universitários da área. As atividades aconteceram entre os dias 20 e 22 de março, no Rio de Janeiro, e reuniram jovens de todos os estados do Brasil (apenas a Paraíba não enviou representante). Uma entrevista com Luiz Barreto, presidente nacional do Sebrae, a participação em um jogo em que é necessário fazer todo o planejamento para abrir uma empresa e a cobertura da final do Desafio Internacional foram os principais momentos proporcionados pela organização para os 25 participantes.

Dentre todas essas vivências, entretanto, o que mais marcou Martini foi um aspecto que vai além do cronograma proposto. “Foram dois dias debatendo a forma de fazer jornalismo com gente de culturas muito distintas. Pude ver como é a realidade de um estudante do Acre”, exemplifica, empolgado.

O entusiasmo de Martini não fica somente na questão cultural. Com 24 anos, pôde ter certeza de que o futuro da sua carreira não é, necessariamente, dentro de uma redação ou como repórter de um grande veículo. “O jogo nos ensina a lidar com uma situação nova e faz exercer um lado mais empreendedor. Unindo isso a uma disciplina que temos aqui, já tenho uma noção para abrir uma assessoria ou agência de notícias, se quiser”, afirma, fazendo referência à cadeira Administração em Jornalismo, do sexto semestre.

Passado o evento e todo o sentimento inicial, Martini lembra os amigos que fez e adianta a importância de ter esse tipo de contato fora da universidade. “Em dois dias, convivi com pessoas muito diferentes e aprendi alguns conceitos que vou levar para a vida inteira”, conclui.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br