FÓRUM DA LIBERDADE    17/04/2012
Debate coloca em pauta desafios da democracia brasileira
por Cristina Fragata
Painelistas do quinto painel do Fórum da Liberdade 2012. (Foto: Giovanna Pozzer)

Questionamentos quanto ao futuro político e social do Brasil foram levantados e respondidos durante o desenrolar do quinto painel do 25º Fórum da Liberdade, que teve como tema a corrupção e os desafios da democracia brasileira. Cláudio Lamachia, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS) conduziu na tarde de terça-feira (17) a conversa entre o economista Gil Castelo Branco e o advogado Ives Gandra Martins.

Os dois painelistas fundamentaram suas perspectivas em cenários históricos em que a corrupção se fez marcante. “É difícil imaginar o que vai acontecer em 25 anos”, afirmou Castelo Branco, ao relembrar a situação política do país em 1987, ano em que que a inflação atingiu o ápice no Brasil e que os primeiros escândalos da nova república foram divulgados pela imprensa. O economista ressaltou o fato de o país ocupar o 73º lugar no ranking das nações mais corruptas e coloca como possíveis soluções a manutenção de aspectos que contribuem para essa realidade, como, por exemplo, o financiamento privado de campanhas políticas e a morosidade da justiça. 

Martins, por outro lado, não acredita que se possa acabar com a corrupção. Segundo ele, a dificuldade está no fato de o poder ser inerente à corrupção. “Estamos entendendo melhor a experiência da democracia, que vai fazer do Brasil futuro um país melhor”,  concluiu o advogado.

A importância da participação popular foi o ponto comum entre os dois discursos. Castelo Branco e Martins concordam que a corrupção é uma mazela presente nas raízes culturais e que a mudança consiste em um processo longo, que, trabalhado através da educação, pode alcançar excelentes resultados. “A corrupção vive um pouco em cada um de nós, mas juntos podemos fazer a diferença. Os patrões somos nós”, sintetiza Castelo Branco.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br