PAPO EXP    21/06/2012
Diretor da STB relata suas experiências aos alunos da Famecos
por Eduardo Deconto
Beto Conte conversa com alunos da Famecos (Foto: Giovanna Pozzer)

Mais de 120 países visitados, em 24 anos atuando na indústria do turismo. Foi com o objetivo de relatar esse currículo internacional que o diretor da agência de viagens Student Travel Bureau (STB), Beto Conte, participou do PapoExp, com os alunos do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira (21), na arena do prédio 7.

Conte iniciou sua trajetória como viajante em sua adolescência, quando fez parte de seu ensino médio nos Estados Unidos. Na volta ao Brasil, formou-se em Arquitetura e Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), decidindo participar de um curso de especialização na área de construção civil, na Suíça. “Lá vi que não era o que queria. Resolvi passar um mês na Indonésia. Virou um ano, em que viajei pela Ásia e conheci novas culturas. Foi o melhor ano da minha vida”, relata.

A experiência em terras asiáticas – o diretor chegou a escalar parte do monte Everest, alcançando 5,6 mil metros de altitude – despertou um sentimento em Conte: “por que não abrir mão da segurança do mercado, por algo gratificante e desafiador?”. No retorno a Porto Alegre, em 1988, quando trabalhava como produtor de um programa sobre turismo, na Rádio Guaíba, surgiu a oportunidade de comandar o primeiro escritório da STB em solo gaúcho, em 1988. “Tanto eu como a empresa pensávamos que viagens tinham de ser transformadoras para as pessoas”, afirma.

Desde então, o profissional desenvolve novos produtos e pacotes de viagem para destinos nos cinco continentes. “Toda vez que firmamos uma nova parceria, viajo para testá-la. Já fiz safari na África, rafting no Zimbábue e bungee jumping na Zâmbia”, destaca Conte. A agência oferece programas para grupos específicos como o Contiki, voltado para o público jovem, e o Imaginative Travellers, com roteiros alternativos.

Tendo visitado 124 países, Conte criou a exposição fotográfica Faces do Mundo, em que expõem expressões faciais que resumem as culturas observadas. “Adicionei fotos que mais me marcaram, por sua diversidade cultural e a beleza de sua composição”, explica. Apesar da extensa experiência como viajante, o profissionnal lamentou não ter conhecido alguns países da África Central, como Chade, e ilhas da Polinésia.

O relacionamento da empresa com os veículos de Publicidade e Jornalismo foi analisada pelo diretor. “É um caminho de mão-dupla. Ao mesmo tempo em que somos fontes, fornecendo informações, ganhamos espaço para divulgação”, analisa. O profissional mantém, também, o blog BetoNoMundo, em que relata suas viagens.

Conte destacou a importância de viajar para a mudança da atitude e maturidade dos estudantes, reforçado no slogan da empresa: você sempre volta diferente de uma viagem. Ao final da conversa, o profissional apontou o lugar que considera ideal para se viver. “Moraria na Nova Zelândia, por sua diversidade natural”, finalizou.

Aproveitando os relatos do palestrante, os alunos receberam a 7ª edição do BackUp, relatório de tendências produzido pelo Espaço Experiência que será lançado no início de julho. O tema da vez é mochileiros e viajantes independentes e traz relatos de Backpackers pelo mundo. 

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br