25º SET UNIVERSITÁRIO    19/09/2012
Banda de garagem ao alcançe das mãos
por Eduardo Deconto
Foto Mauricio Amaral/Famecos/PUCRS

O crescimento do mercado de smartphones e tablets criou um novo meio de produção e ediçao musical, através dos aplicativos disponíveis para os aparelhos, como o GarageBand, desenvolvido para iPad. Utilizando o software lançado pela Apple em 2011, Bruno Christófoli, do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos, mostrou aos alunos uma maneira diferente de criar uma música, utilizando apenas uma tela e os dedos.

Dono da produtora Lowstate Records, Christófoli explicou o funcionamento e as especificidades dos instrumentos disponíveis no aplicativo, como a bateria, o teclado, a guitarra e o baixo. Antes de passar a tarefa de criar uma música aos estudantes, o ministrante demonstrou o processo de gravação e edição de uma música. “O GarageBand é um software básico para se ter em casa e gravar podcasts ou músicas”, sugeriu.

No final da oficina, cada aluno utilizou um dos instrumentos disponibilizados pelo software para compor. “Foi muito legal. Para quem não sabe muito sobre música, é um bom meio de aprender”, destacou Rafael Atz, estudante de Publicidade e Propaganda da Famecos, que trocou seu baixo pelo iPad.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br