25º SET UNIVERSITÁRIO    19/09/2012
Oficina gera ideias para uma Porto Alegre sustentável
por Eduardo Deconto, Luiza Coelho e Sabrina Simões
Foto: Renata Carolina/Famecos/PUCRS

A correria e o trabalho intenso dos participantes do Desafio Positivo Coca-Cola tinham um propósito: a apresentação desta quarta-feira (19). Seria o momento em que teriam a oportunidade de mostrar os projetos que desenvolveram para deixar um legado para Porto Alegre depois da Copa do Mundo de 2014.

Fabiano Reis, da Coca-Cola, acompanhou todo o andamento dos três grupos. “O que houve aqui foi um intenso conflito de ideias, mas um dos grupos se mostrou mais envolvido”, afirmou, em tom de segredo.

O clima da sala antes do começo das apresentações, marcado para as 15h, era de descontração total. Tomás de Lara, tutor do grupo 1, acertava os últimos detalhes do projeto. Manoel Soares, da equipe 2, mostrava aos integrantes vídeos em seu notebook. O pessoal do terceiro grupo, comandado por Gabriel Gomes, conversava tranquilamente.

Com a ideia de aliar autossustentabilidade, capacidade de implementação imediata e paixão pelo futebol, a equipe “Gol de Lata”, liderada por Lara, resolveu agir em parceria com a comunidade. Para isso, pretendem revitalizar um campinho, na Vila Cruzeiro, e envolver os moradores em um programa de reciclagem de lixo.

Soares e sua turma, sob o nome de “Quadrilha”, pensaram em duas ideias para melhorar a vida de habitantes e turistas de Porto Alegre durante a competição, envolvendo acessibilidade e interação urbana. Uma delas é fixar tampinhas de garrafas nas calçadas, em cruzamentos, como meio de sinalização para deficientes visuais. A outra, chamada de “in shirt”, pretende fazer com que as pessoas se comuniquem através de recados escritos em um tecido afixado na roupa.

O terceiro e último grupo a se apresentar, liderado por Gabriel Gomes, apresentou três propostas para solucionar problemas de Porto Alegre. Lixeiras com sensor que alerta a Vonpar sobre sua lotação, um dispositivo que substitui a mão estendida nas faixas de pedestres e lixeiras especiais para lixo seco.

No final da oficina, os projetos foram avaliados por uma banca formada pelos diretores de marketing e planejamento da Vonpar, Luis Fernando de Mattos, Ricardo Pila, Priscila Barbosa e Noemi Higashi; a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos, Cristiane Mafacioli; e Miltinho Talaveira, gerente de relacionamentos da agência DCS. “Estas propostas estão muito alinhadas com as ideias da Coca-Cola e são viáveis de se tornarem reais. Precisamos dessas mentes abertas e criativas. A geração atual quer provocar, gerar mudanças de comportamento”, declarou Mattos. Os grupos responsáveis pelas propostas aprovadas serão chamados pela empresa para participarem do processo de produção da campanha.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br