SET UNIVERSITÁRIO    30/09/2009
Comunicação e relacionamento: uma experiência argentina
Jeniffer Remião Caetano
Palestra sobre comunicação e relacionamento como ferramentas de gestão (Fotos: Lívia Auler)

A importância e as diferenças do trabalho das relações públicas dentro das empresas de médio porte foram assuntos discutidos na palestra Comunicação e relacionamento como ferramentas de gestão: experiência de uma equipe de trabalho com pequenas e médias empresas. Ministrado por Miguel Cavatorta, diretor de Relações Públicas e Institucionais do Colégio Universitário IES Siglo 21, de Córdoba, e mediado pela professora da Famecos Cleusa Scroferneker, o encontro apresentou um estudo de caso do trabalho realizado pelo professor e sua equipe na instituição argentina.

Cavatorta abriu a apresentação no Auditório da Famecos, na manhã desta quarta-feira, 30, com um vídeo sobre a cidade do interior argentino. Através de slides, abordou o surgimento do projeto de RRPP no IES e o cenário dessa área de atuação no país. O professor destacou a importância do trabalho realizado internamente. “Passamos muito tempo dentro dos nossos empregos. Essa convivência diária gera valores que são levados para a sociedade. Por isso, o maior poder da empresa não é econômico, ele é cultural”, afirmou.  

A equipe do IES, formada por profissionais da área de comunicação, web e desenho gráfico, realiza trabalhos para prevenção de problemas, identificação de grupos e alianças, relacionamento com a imprensa, entre outros. Além disso, são produzidas ações que geram acontecimentos noticiáveis como cursos de extensão, eventos internos e visitação de pessoas ilustres.

No entanto, o grande destaque da palestra foi o conceito e a importância de público, sua diversidade e suas características comuns. “O público é como esse auditório. Alguns de um curso, outros de outros. Uns acordados, outros dormindo. Uns falam espanhol,outros português. Todos muito diferentes, mas todos atentos, interessados, exigentes”, comparou Miguel. Segundo ele, um dos grandes desafios de todas as organizações, de pequeno ou grande porte, é ouvir seu público e falar no mesmo idioma dele.

 
 
 Veja também:
      Projeto MiniCurtas, da RBS, está com inscrições abertas
      Período de matrículas para 2013/1 começa na segunda-feira (7)
      Portal Eu Sou Famecos de cara nova
      Espaço Experiência participa de 3º Colóquio de Agências Experimentais
      Famecos anuncia mudanças nos cargos de gestão
 Ver todas as notícias
 
 voltar ao topo
 
« Voltar para a página anterior
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br